Museu de Arte Londrina
O Museu de Arte Londrina foi inaugurado em 13/05/1993 e teve como principal atração a escultura “A Eterna Primavera”, de Auguste Rodin. Ainda ficaram expostas obras de Menotti Del Picchia (Cabeça de Sancho Pança e Dom Quixote), Victor Brecheret e ainda uma instalação de Yiftah Peled. Artistas locais também exibiram suas obras: as esculturas “A Intenção de Cérbero”, de Laércio Redondo, “Monumento e Identidade”, de Yoshiya Nakaga-Wara, “Vida”, de Lucia Nolasco, e “Halos”, de Bira Senatore.
A antiga rodoviária onde funciona hoje o Museu, foi desativada em 1988 e no final de 1989 passou por uma grande reforma, patrocinada pela AFUVIGAR – Associação dos Funcionários da Viação Garcia e com a coordenação dos arquitetos Antônio Carlos Zani e Jorge Marão, professores da Universidade Estadual de Londrina. Assim o edifício recebeu a função de Museu de Arte. O Prédio onde está localizado o Museu, foi construído em 1952, e teve suas instalações tombadas pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico, como Primeiro Prédio da Arquitetura Moderna do Estado do Paraná.
Já no período de março de 1997 a março de 1998, com o apoio da SAMALON – Sociedade Amigos do Museu de Arte de Londrina e Prefeitura Municipal de Londrina, foram feitas readequações estruturais no prédio com o objetivo de melhor ambientar os trabalhos artísticos e curatoriais que viriam a ser apresentados, como a climatização através de ar condicionado, coberturas das paredes de vidro com películas protetoras, sistema de segurança com guardas dispostos 24 horas e instalação de alarmes setoriais, tendo respeitado a arquitetônica com a qual foi concebido inicialmente.
O acervo do Museu de Arte de Londrina é composto por cerca de 400 obras de arte, entre pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, objetos e desenhos, reunindo trabalhos de artistas contemporâneos. Várias obras de arte doadas por artistas de renome nacional e internacional como: Juarez Machado, Caciporé, Poty Lazaroto, Cláudio Tozzi, Francisco Stockinger, Aldemir Martins, Servulo Esmeraldo e Enrico Bianco, entre outros.
A Biblioteca de Arte Francisca Campinha Garcia Cid, juntamente com a Videoteca e a Hemeroteca localizadas no subsolo do Museu são referencias na área das artes visuais e arquitetura do Paraná disponibilizando um acervo bibliográfico com mais de 3000 títulos, entre livros, CDs, DVDs, revistas, catálogos e periódicos.
Referências: Prefeitura de Londrina, Patrimônio Cultural, Identidade Londrina e Planeta Sercomtel.
Por: Portal Cidade de Londrina
Museu de Arte de Londrina
Rua Sergipe, 640, esquina com Avenida Rio de Janeiro – Centro.
Cep: 86010-360 – Londrina – Paraná
Fone: (43)3337-6238
E-mail:museu@londrina.pr.gov.br
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira – das 13h às 18h
Somente primeiro sábado – das 08h às 13h
Entrada Gratuíta