Jardim Botânico de Londrina
O Jardim Botânico de Londrina foi criado, no âmbito da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA, através do Decreto nº 6.184, de 8 de março de 2006, com área inicial total de 73,5890 hectares, localizado no Município.
Em janeiro de 2007, através do Decreto nº 45, foi declarado de utilidade pública para fins ambientais, criado pelo Decreto n° 6.184/2006.
O Jardim Botânico de Londrina foi aberto para o público em 17/12/2013.
O espaço foi lançado em 2006, teve suas primeiras edificações entregues em 2008 e a primeira fase das obras entregue em 2010.
Hoje é uma realidade devido a várias colaborações: ao Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), que cedeu um terreno de aproximadamente 70 hectares; à Associação Brasileira de Educação a Cultura (ABEC), que cedeu quase 21 hectares; e às famílias vizinhas Brito, Carbalall, Sant’Ana, Fecchio, Candoti e Kantor, pela doação de outros 20 hectares.
O Jardim Botânico de Londrina é uma das mais importantes unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas no Paraná. O Jardim Botânico é um espaço voltado à proteção e cultivo de espécies silvestres raras, ameaçadas de extinção, ou econômica e ecologicamente importantes para a restauração e reabilitação de ecossistemas.
As doações permitiram a inserção de parte da bacia do Ribeirão Cafezal – manancial de abastecimento de Londrina – ao espaço de preservação.
O projeto tem como objetivo principal a busca de uma identidade arquitetônica integrada à natureza e foi concebido para permitir a construção por etapas.
“O projeto propõe um Jardim Botânico contemporâneo, que nasce para celebrar a natureza com coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, de vários extratos vegetais. A diferença está nos objetivos, que são os de promover pesquisa, conservação, preservação, educação ambiental e lazer, além de informar e difundir nos visitantes o valor botânico e multicultural de espécies vegetais e sua utilização”, retrata Orlando Busarello, arquiteto urbanista paisagista.
São finalidades do jardim botânico:
– Realizar intercâmbio científico e cultural com entidades nacionais e estrangeiras.
– Desenvolver a pesquisa, a conservação, a preservação, a educação e o lazer ambiental.
– Implantar e manter bancos de germoplasma de espécies exóticas e reserva genética de espécies nativas.
– Realizar, de forma sistemática e organizada, registros e documentação de plantas.
– Desenvolver ações e estratégias para promover a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.
Atrativos:
1 – Estacionamento;
2 – Entrada;
3 – Centro de visitantes;
Espaço voltado à educação ambiental dotado de equipamentos de audiovisual sobre o histórico ambiental regional.
4 – Pista de caminhada;
Concebida para todas as idades, percorre trechos de mata nativa e os lagos contemplativos do Jardim Botânico.
5 – Arboreto;
Coleção de mais de 100 espécies arbóreas nativas da flora brasileira, revelando formas e cores da vegetação ao longo das estações do ano.
6 – Lagos;
Construídos a partir das nascentes do Córrego Andorinhas, formam espelhos d’água para atividades de lazer e contemplação.
7 – Estufas;
Projetadas para coleção de bromélias epífitas, orquídeas e outras espécies exóticas aclimatadas em ambientes especiais. Projeto em desenvolvimento.
8 – Trilha Ecológica;
Trilha com duas opções – leve e moderada – para caminhada, contemplação e educação ambiental com mata nativa e nascentes de rios.
9 – Banheiros;
Fonte: Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e fotos da internet
Jardim Botânico de Londrina
Endereço: Avenida dos Expedicionários, 200, Londrina – PR
Telefone:(43) 3324-5100