O Monumento à Bíblia de Londrina
O Monumento à Bíblia foi inaugurado em Março de 1977 em uma solenidade que contou com o presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, do arcebispo metropolitano Dom Geraldo Fernandes e, mais 46 pastores de igrejas evangélicas.
O Monumento à Bíblia está localizado próximo ao Lago Igapó I, na Praça Adolfo Barbosa Góis, entre as ruas Senador Souza Naves e Antônio de Moraes Barros.
O monumento obedece projeto sofisticado do arquiteto Panayotis Saridakis e possui 10 metros de altura, revestido em granito e mármore.
Existem quatro bases cruzadas ao nível do solo e mais quatro vigas elevadas que se unem no centro e apontam para o alto.
A idéia primordial, consoante o arquiteto, é realçar os ensinamentos de Cristo, ligando-os, também à doutrina do chamado Velho Testamento.
Com esse objetivo foi instalado uma inscrição com os Dez Mandamentos, no ponto de cruzamento das quatro vigas horizontais (com 10 metros de extensão cada uma). Por outro lado, no extremo de cada base há uma tábua com um versículo do Evangelho: são transcritos trechos dos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Acompanhando a mesma posição das bases horizontais são construídas as vigas elevadas, de forma curva e que se encontram no alto, apontando para o infinito.
No solo, sob as bases, está um espelho de água circular com refletores, cujos focos são dirigidos contra a parte superior do monumento, à norte. Segundo também o arquiteto, na elaboração do projeto procurou-se não só representar na obra toda a doutrina bíblica, como também promover um elo de ligação entre a terra e o céu mediante as vigas, ligadas em forma de cruz estilizada, e que apontam para o alto. No monumento estão unidos o ar, a terra e a água, os grandes elementos da natureza.
Restaurado em 1994 pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a empresa Sena Construções e com o trabalho do artista plástico Luiz Trevisan. A inauguração do restauro foi no dia 07 de outubro de 1994.
Fonte: Prefeitura de Londrina e UEL (Universidade Estadual de Londrina)
Monumento à Bíblia
Rua Senador Souza Naves (próximo ao Lago Igapó I)