Londrina

Câmara Municipal de Londrina

camara-municipal-de-londrina

A história do Poder Legislativo londrinense se confunde com a história da cidade.

O início da vida política

O primeiro prefeito de Londrina foi o Dr. Joaquim Vicente de Castro, que administrou o Município durante cinco meses a partir de 12 de dezembro de 1934. No dia 31 de maio de 1935 assumiu a Prefeitura o Sr. Rosalino Fernandes, que permaneceu no cargo até 2 de dezembro de 1935, quando assumiu extra-oficialmente Willie da Fonseca Brabazon Davids, que fora eleito em 12 de setembro de 1935. Extra-oficialmente porque sua posse só aconteceu em 20 de janeiro de 1936.

Dr. Willie da Fonseca Brabazon Davids

Dr. Willie da Fonseca Brabazon Davids

Dr. Willie da Fonseca Brabazon Davids
1936 – 1940

Primeiro prefeito eleito da cidade de Londrina, estava na cidade como diretor técnico da Companhia de Terras Norte do Paraná, quando foi escolhido para o posto de prefeito.

Anteriormente ocupara a Prefeitura Municipal de Jacarezinho, onde exercera por duas vezes consecutivas o mandato de Deputado Estadual. Era um homem do interior que possuía amplo conhecimento dos problemas locais.

As eleições de 1935 e a Câmara Pioneira

O dia 12 de setembro de 1935 foram realizadas em todo o Estado do Paraná as eleições para prefeitos e vereadores, após cinco anos de regime de exceção decorrente da Revolução de 1930.

Assim, em Londrina, Comarca de Jataí, 33ª Zona Eleitoral, foram realizadas as eleições, tendo como candidato único a prefeito o Dr. Willie Davids e vários candidatos a vereador pelos partidos Social Democrático e Integralista para as seis cadeiras da Câmara. O Partido Social Democrático teve 178 votos para sua legenda. O Partido Integralista teve apenas 23 votos, e não fez nenhum vereador.

Prefeito:
Willie da Fonseca Brabazon Davids

Vereadores:
Seraphim de Almeida
João Vanderley
João Figueiredo
Jacintho Antenor Cardoso
Honório Martins Ribeiro
Luiz Estrella

O prefeito e os vereadores tomaram posse no dia 20 de janeiro de 1936, às dezessete horas, na sala da Câmara, na sede da Prefeitura.

O Sr. Seraphim de Almeida foi o vereador mais votado: obteve 50 votos (28%). O Sr. João Wanderley foi eleito Presidente da 1ª Câmara Municipal de Londrina.

O Dr. Willie Davids governou constitucionalmente até o dia 10 de novembro de 1937, quando o Presidente Getúlio Vargas, com o total apoio das Forças Armadas e de muitos governadores, deu o golpe de Estado e outorgou ao Brasil a Carta Constitucional que instituiu o Estado Novo, passando, assim, os governadores a serem nomeados pelo chefe da Nação e chamados de Interventores. Nesta conjuntura são dissolvidas as câmaras legislativas e destituídos os prefeitos.

A Primeira Sessão da Câmara Municipal de Londrina, foi realizada em 6 de fevereiro de 1936, tendo a seguinte composição:
Composição da Câmara:
João Wanderley – Presidente
Honório Martins Ribeiro – Secretário
Dr. Jacintho Antenor Cardoso
Seraphim de Almeida
Luiz Estrella
Dr. João Figueiredo

Fonte: Câmara Municipal de Londrina

Câmara Municipal de Londrina - 1936 à 1937
Câmara Municipal de Londrina -  1936 à 1937
Sede da Prefeitura e da Câmara Pioneira nos anos de 1936 e 1937, na esquina da Rua Maranhão com a Rua Mato Grosso
« 1 de 7 »

Câmara Municipal de Londrina
Rua Governador Parigot de Souza, 145
Londrina-PR – Cep 86015-903
Telefone: (43)3374-1300
Site: Câmara Municipal de Londrina

Mais acessados

O Portal da Cidade de Londrina.

Curta nossa página no Facebook

Copyright © 2015 Cidade de Londrina. Desenvolvido por WebLondrina.

Topo